Pastorais

Uma paróquia tem como seu condutor espiritual o pároco, mas é humanamente impossível a ele, sozinho, prestar os diversos serviços e assistências que sua comunidade tem direito e necessita receber.

Sendo dessa forma, uma paróquia tem, entre seus paroquianos, inúmeros leigos que auxiliam o pároco nesse encargo, ministrando sacramentos, dando formação específica ao recebimento desses sacramentos, evangelizando, catequizando, dando assistência social, enfim, trabalhando em prol da própria comunidade a que pertencem.

Esses leigos, organizam-se em grupos de pessoas, conhecidos como Pastorais, Movimentos ou Grupos, dependendo da característica que cada grupo possui.

As Pastorais, geralmente são ligadas ao ministério dos sacramentos, como por exemplo, a Pastoral do Batismo, do Matrimônio, das Exéquias, etc., ou a serviços organizados no âmbito diocesano, como por exemplo, a Pastoral da Comunicação Social, da Escuta, da Saúde, etc.

Os Movimentos, são grupos de pessoas organizados estruturalmente, geralmente num âmbito maior que o paroquial, e algumas vezes, formalizados dentro da estrutura eclesial, como por exemplo, a Conferência Vicentina, A Associação dos Salesianos Cooperadores, a Legião de Maria, etc.

Os Grupos, são formados por pessoas que se juntam com um objetivo em comum, como por exemplo rezar o terço, cuidar dos objetos litúrgicos, etc. Para a organização deste site, todos esses grupos estão reunidos sob a rubrica de Pastorais e aqui você pode conhecer a cada um deles que existe em nosso âmbito paroquial.